Animado, falante, ultra carismático, Nelson (ou Nelsinho) é das figuras mais queridas da área de arquitetura e design do Brasil. Com projetos emblemáticos espalhados pelos quatro cantos do país, o arquiteto tem uma linguagem bastante moderna, contemporânea e em constante evolução. “Meu estilo de cinco anos atrás é meu estilo de hoje, uso peças muito atemporais. Tenho projetos de cinco anos atrás que poderiam ter sido feitos hoje, que continuam atuais e bonitos”, comemora. “Eu acho que tenho uma identidade muito grande com a Micasa por causa disso. Desta coisa de ter o que há de mais contemporâneo, misturado com peças vintage, com o clássico. Os projetos ficam com cara internacional”, completa.
Vem desta predileção pelo design contemporâneo a escolha das peças que o arquiteto fez para esta sessão de fotos, ambos da marca escandinava Artek: o banco Pirkka (Design ILMARI TAPIOVAARA - 1955 - FINLÂNDIA) e a luminária A808 (DESIGN ALVAR AALTO - 1955/1956 - FINLÂNDIA). “Eu amo o desenho desta luminária, ela entra em qualquer projeto. Como também amo os móveis de madeira, os elementos naturais, com o mínimo de interferência de acabamento, como o Pirkka. São exemplos de objetos de design muito limpos, muito sutis e extremamente elegantes”, elogia.
Para Nelson, a Micasa dialoga com o design mundial, não só por contar com as principais marcas do mundo, mas também por saber apresentá-las. “Essa mistura de peças, de escolhas, com curadoria, é muito especial e único. Quando conheci a Micasa nem existia o VolumeB ainda. Foi bem no comecinho. Era bem diferente de hoje, mas já tinha esta curadoria única. Na Micasa de hoje, a seleção de peças evoluiu muito, hoje é um espaço de design internacional, que poderia estar em qualquer cidade do mundo”, elogia.
Para ele, este conteúdo é de vital importância para a divulgação do design original. “Nenhum cliente que trouxe aqui até hoje saiu sem saber tudo sobre a peça que ele está levando. E isso cria uma outra relação do objeto com a pessoa, e da pessoa comigo. Tem gente que acaba comprando tudo aqui por conta disso”, revela. “A pessoa vai treinando o olhar quando vem aqui. O maior mérito de um profissional é aprimorar o olhar do cliente. Se a pessoa sabe tudo sobre a peça, ele vai falar sobre isso posteriormente”, conclui.
@nelsonkabarite
28.01.2017
Postado por: Micasa
Categoria: Design
Tags: Alvar Aalto, Artek, Design, ilmari tapiovaara, nelson kabarite