Micasa

HAN PIECK | HOLANDA

Han Pieck em 1945 desenhou a Lawo 1, cadeira de incrível design, confortável, empilhável, cuja parte de trás do assento, braços e pernas são trabalhados a partir de uma única peça de madeira compensada, moldada através de inovadora técnica de alta frequência.

Deveria produzir 10.000 unidades, com subsídios dos EUA para o Plano Marshall, logo após a segunda guerra mundial, na fabrica de mesmo nome Lawo (de Laminated Wood). Han Pieck registrou patente em 17 países para o projeto da cadeira e de outros móveis feitos de madeira compensada. Os direitos da patente incluía o tratamento de objetos de madeira com a ajuda da corrente alternada de alta frequência e a aplicação deste método. Mas somente conseguiu vender 1.500. Faliu, mudou para a Inglaterra, onde continuou trabalhando com essa tecnologia e instalando geradores de alta frequência em empresas. E continuou trabalhando com design. Neste período desenvolveu a Bambi, sua segunda cadeira (produziu 2.000).

Em 1951 mudou para o Brasil, onde continuou trabalhando com moveis e madeira até aproximadamente 1970, quando decidiu se aventurar em fotografia e abrir um estúdio no Rio de Janeiro.

Han Pieck manteve pouco contato com a Europa e não sabia sobre o enorme interesse da Europa e EUA em móveis vintage do século 20. Foi somente em 2002 que Han Pieck descobriu que sua cadeira se tornou um clássico cobiçado e extremamente difícil de ser encontrado e que existia um enorme interesse sobre suas peças entre os colecionadores (existe umas 50 cadeiras Lawo em colecionadores e museus espalhadas ao redor do mundo. Descobriu somente quando sua irmã, Karrie, após ver uma fotografia com a cadeira do irmão num jornal holandês, que falava sobre a WonderWood, uma galeria especializada neste tipo de móveis, em Amsterdam, e móveis feitos de madeira compensada, entrou em contato com Wiet Hekking, dono da galeria e disse que queria mandar uma cópia da foto e do artigo para o irmão na Bahia.

Voltou a desenhar móveis e a tentar um financiamento para produzir uma reedição das cadeiras no sul do Brasil.
Em 2005 uma empresa com sede na California propôs a criação de uma nova edição e fez uma primeira encomenda de 750 cadeiras.

Apos 4 anos de conversas, em 2006, Han Pieck teve um encontro com Wiet Hekking e fez a entrevista que foi publicada na revista Modernism.
Porém, infelizmente, antes do sonho se tornar realidade, em 2010 Han Pieck faleceu.

2011 Micasa demonstrou interesse em produzir. Em 2019 o Protótipo ficou pronto.