José Ricardo Basiches é um dos arquitetos brasileiros que melhor trabalha com espaços limpos, uma arquitetura que privilegia o traço essencial e minimalista. Sua linguagem é bastante conceitual, com desenho, traço e ambientação que lembra a arquitetura escandinava. Não à toa, o arquiteto escolheu para acompanhá-lo nesta foto móveis criados pelo finlandês Alvar Aalto e o também finlandês Ilmari Tapiovaara, graças a seu design funcional e limpo. “Escolhi peças do Alvar e do Ilmari por conta do desenho minimalista e das tonalidades leves. A poltrona Kiki tem um desenho limpo, a lateral tem um traço único, fluido, com um estofado apoiado. O Tea Trolley é uma peça funcional e minimalista, os dois juntos combinam muito. As cores conversam entre si”, explica.
O arquiteto traz esta linguagem limpa e elegante para seus projetos e acredita que o público está cada vez mais interessado pelo mundo do design. “As pessoas escolhem seus móveis por que gosta, por uma questão estética, e depois querem saber quem é o designer e qual é a historia da peça”, acredita. Para ele, muito deste interesse crescente por design e arquitetura vem das redes sociais. “As redes sociais fizeram aumentar o interesse das pessoas pelo design e elas chegam com muitas referências, antes eram recortes de revista, hoje são posts de Instagram. E isso me ajuda muito a entender os gostos dos clientes”, diz.
“A Micasa virou uma referência importante neste segmento, e tem esse clima que atende tanto a pessoa que sabe tudo sobre design quanto o que quer algo funcional, mas que acaba se interessando também por aquilo que há por trás dos móveis, suas histórias e inspirações”, finaliza.
www.josericardobasiches.com.br
@basiches
03.02.2017
Postado por: Micasa
Categoria: Design
Tags: Alvar Aalto, Arquitetura, Design, Design Escandinavo, ilmari tapiovaara, jose ricardo basiches