Maurício tem apenas 37 anos e já é um dos nomes mais importantes da arquitetura e design de interiores do país. Graças a seu estilo único, uma mistura criativa de elementos clássicos com contemporâneos, seus projetos se espalham pelo Brasil e pelas revistas e sites da área.
O arquiteto diz que realiza projetos que resistem ao tempo e aos modismos e que, por isso, são “atemporais”. “Eu acho bonito quando vejo o projeto de alguém e percebo que tem 10 anos e ainda está lindo e atual, que não precisa ser atualizado. Acho que nesta área, o que é bom mesmo, passa de pai para filho, os móveis, especialmente. Melhor investir em algo que ultrapassa os modismos e que se mantém atual em qualquer época”, afirma.
A escolhas dos móveis que o acompanham nesta foto denotam essa preferência pelo design clássico e atemporal. “Esta poltrona (ORLA do designer inglês Jasper Morrison para CAPPELLINI) caminha entre o moderno e o clássico, ela tem linhas limpas, um ar retrô, é bem funcional por ser giratória, e em veludo, que eu sou apaixonado”, declara. “É bem recente. É um produto novo. Ela se encaixa na maioria dos projetos”, conclui.
Maurício acredita que o segredo de um bom projeto passa sempre no respeito às referências e necessidades dos clientes e que por isso instala um diálogo constante com ele. “Eu sempre respeitei muito o lado do cliente. Dá para ter o belo em todos os estilos. É interessante deixar que aflorem as referências, o modo de vida, os gostos, as necessidades do cliente. Isso só contribui, nunca atrapalha”, diz. As redes sociais, com seus incontáveis perfis e imagens de projetos e objetos de design do mundo inteiro, só aumentaram esta rede de referências. “Eu sempre peço referência para as pessoas. Com a foto eu consigo entender do que ele gosta. Às vezes é meio confuso, mas é com isso que eu vou traçando o perfil da pessoa, os cheiros que ela gosta, as cores, as viagens que fez... É mais fácil para criar”, conclui.
A relação do arquiteto com a Micasa vem de longe. Conta ele que aos 23 anos, recém-formado na faculdade de arquitetura de Belas Artes, ele conheceu a loja quando ela funcionava no ABC Paulista, através de um cliente que já conhecia o espaço. Desde então, observou de um ponto privilegiado a evolução do espaço. “Era uma loja mais convencional, agora tem design do mundo inteiro. Hoje a Micasa é um espaço que vai além de uma loja comum, porque o designer original traz um conteúdo absolutamente novo. É como um parque de diversões para quem gosta de design, já que aqui a gente vê, senta, experimenta o que há de melhor neste mundo, aquilo que a gente antes só via nas revistas”, comemora. Para ele, quem tem um produto da Micasa, passa a gostar de design, a conhecer a história da peça e do designer, e acaba passando esse conteúdo para os amigos. “As pessoas têm orgulho de falar que compraram na Micasa e mais orgulho ainda em falar sobre o design do móvel que tem na sala, é como se apresentasse uma obra de arte”, finaliza.
www.mauriciokaram
@maukaram
31.01.2017
Postado por: Micasa
Categoria: Design
Tags: Cappellini, Design, giulio cappellini, jasper morrison, mauricio karam, orla armchair