PRÉDIO SÉ
O empresário Houssein Jarouche, seguindo com suas investidas em prol da revitalização da região central e histórica de São Paulo, apresenta seu novo projeto, em parceria com o Estúdio 20.87, o “Prédio SÉ”. Trata-se de uma ação privada de renovação e redesignação funcional, de um dos primeiros edifícios comerciais de São Paulo, datado de 1911, localizado na região da Praça da Sé.
A ideia se fundamenta no pensamento do professor urbanista e arquiteto português Nuno Portas, no qual, as transformações urbanas bem-sucedidas, são fruto de projetos de intervenção “imateriais” e culturais, complementando de forma imprescindível o cenário físico existente.
O projeto do “Prédio Sé” parte a princípio da completa renovação estrutural, a qual apresentava avançado processo de degradação e abandono. O restauro segue a estética low tech, que é característica presente de outros projetos do Studio 20.87, preservando as características estéticas do espaço bem como as marcas da ação tempo.
A nova proposta de uso do espaço tem uma essência orgânica e mutante. O prédio assume a função de cenário, ambiente de experiência e palco cultural, a ser adequado a usos distintos. A proposta comercial é que, a partir da grande área e suas funções cênicas, seja usado para exposições, editoriais e desfiles de moda, filmes publicitários, cinema, palestras, eventos e também shows. A configuração do espaço e área usada ficaria então, a cargo do cliente e da necessidade de cada ação.
A ideia de um espaço esteticamente forte e autoral, mas que ao mesmo seja moldável a utilizações distintas, tanto institucionais como comerciais, sintetiza o “Prédio Sé”. Mas que isso, propõe uso responsável e permanente, calcado em um projeto sério de recuperação urbana baseado em ações de iniciativa privada. Entende-se que esses movimentos mudam os fluxos sociais, devolvem vida para o centro e entregam novas propostas culturais a uma cidade tão carente desse tipo de ação.
Contato - predio.se@micasa.com.br
06.07.2017
Postado por: Micasa
Categoria: Arquitetura
Tags: houssein jarouche, predio se