Micasa

ISAMU NOGUCHI | ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Isamu Noguchi, nascido em 1904 em Los Angeles, filho do poeta japonês Yone Noguchi e da escritora americana Leonie Gilmour, estudou na Universidade de Columbia e na Escola de Arte Leonardo da Vinci.
Ele posteriormente estabeleceu seu primeiro estúdio independente e recebeu uma bolsa Guggenheim em 1927. Noguchi tornou-se assistente de Constantin Brancusi em Paris e apresentou sua primeira exposição individual em Nova York. Depois de estudar desenho com pincel na China, viajou para o Japão para trabalhar com argila com o mestre oleiro Jinmatsu Uno.
Suas experiências vivendo e trabalhando em diferentes círculos culturais se refletem no trabalho de Isamu Noguchi como artista. Ele é considerado um talento universal com uma obra criativa que foi além da escultura para abranger cenários, móveis, iluminação, interiores, além de praças e jardins ao ar livre. Seu estilo escultural deve-se a um vocabulário de formas orgânicas e exerceu uma influência sustentada no design da década de 1950.
“Meu pai, Yone Noguchi é japonês e há muito é conhecido como intérprete do Oriente e do Ocidente, através da poesia. Desejo fazer a mesma coisa através da escultura”, escreveu ele em sua proposta para uma bolsa Guggenheim.
Isamu Noguchi morreu em Nova York em 1988.